terça-feira, 12 de julho de 2011

Tardada com os vampiros...

... ou então, não!
Finalmente conheci o famoso “Colégio da Lua Vermelha”. Igual por fora (ou não fosse o mesmo onde foram efectuadas as gravações), completamente diferente por dentro. Não sei porquê, talvez seja esta minha veia de arquitecta que me faz pensar assim, mas a verdade é que adoro os palácios, os castelos por fora e quando chego dentro... só me apetece mudar, mudar e mudar. Talvez seja o cheiro a fantasmas a pairar (se é que isto tem cheiro e se é que os fantasmas existem), talvez seja o excesso de velharias (por mais bem conservadas que estejam) ou talvez seja o aspecto demasiado original e frio, que me faz arrepios pela espinha acima ao percorrer estes espaços sem vivalma... Só me apetece começar a partir os pavimentos, os azulejos, alterar um infinito número de coisas, para tornar o espaço moderno e aconchegante, possível de ser habitável de novo.
Por um lado, é triste modificar cenários de época, cenários que presenciaram muitas histórias um dia, mas afinal para que servem as fotos, os vídeos? Não é para isso mesmo? Para recordar o passado! Para se saber que um dia ele existiu? Para se saber que um dia aquele sítio foi cenário de uma ou várias histórias? Para quê guardar tantas coisas em sítios que poderiam tornar-se belos e aconchegantes? Bem, mas isto são ideias que, ultimamente, me vêm passando pela cabeça, quando pouco do passado me apetece guardar. Mas voltando ao famoso “Colégio”... Não vi os dormitórios, nem a sala do director, nem as salas de aula... muito menos os vampiros... só mesmo o exterior do colégio... (que na realidade é um museu)

Sem comentários:

Enviar um comentário