sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Agressão física e/ou psicológica

Li, recentemente, um artigo cujo tema interessa a todas as mulheres. Esse artigo mencionava dez características que podem levar à detecção de um perfil masculino agressor. Nem todas essas características são, na minha opinião, exclusivas de alguém assim, mas algumas dão que pensar:

1. – Dizer-se muito apaixonado e sugerir logo após os primeiros encontros irem morar juntos. – Eu, há uns tempos, diria que esta frase é um disparate mas, considerando coisas que ouvi e a que assisti, acho que com uma sugestão destas não é mau ficar-se com um pé atrás e ver a personalidade que o futuro trará.

2. – Excesso de ciúmes. – Acho que esta é a característica típica de todos os vilões apaixonado-agressivos das novelas e não só. A verdade é que o excesso de ciúmes nunca fez bem a ninguém, muito menos a uma relação. Pode levar à violência ou apenas a que tudo termine.

3. – Controlador excessivo. – Uma coisa é perguntar onde se vai, onde se está, para fazer conversa, outra é querer saber Onde? Quando? O quê? Com quem? A que horas? Porquê? Durante quanto tempo? até ao mais ínfimo detalhe sempre.

4. – Convencer-nos de que os nossos amigos não gostam de nós. – Esta vou citar do texto: “esforça-se para a convencer de que eles não gostam de si, só se querem aproveitar da sua boa vontade e até gozam consigo nas suas costas.” E para quê, pensam muitos? Para que nos sinta-mos isoladas, sozinhas, a pensar que somos umas pessoas horríveis e que ninguém gosta de nós.

5. – Dependência. – Inventa-se constantemente desculpas aos amigos para não se sair com eles. Vive-se apenas em função da outra pessoa. O que ela quer e o que ela não quer.

6. – Ansiosidade. – O pensamento de que vamos chegar atrasadas e de que ele vai ficar aborrecido, causa esta sensação. Não é bom sinal ele ficar aborrecido com o nosso atraso. E digo, por experiência própria, que isto indica mesmo um comportamento agressivo. Ele deve ficar feliz em nos ver e não chateado. Afinal, somos mulheres, o atraso para onde quer que vamos está associado a nós.

7. – A culpa é nossa. Só nossa. Nunca dele. – Não sei se indicará um comportamento agressivo, mas a citação seguinte diz o importante: “ele tem dificuldade em respeitá-la.”

8. – Ele gosta de nos humilhar. – Estamos perante uma forma de violência psicológica e aqui vou citar tudo: “Ele goza com as roupas que veste, ridiculariza os comentários que faz à frente dos seus amigos e não valoriza as suas opiniões e decisões? Não o permita. A estratégia serve para rebaixar a sua auto-estima e torná-la agradecida por ele a aceitar apesar de todas as suas falhas.”

9. – Um ele dominador. – Aqui tem a ver com o facto de ele ter que aprovar e consentir tudo o que queiramos fazer. Aos poucos, a opinião e a vontade dele vai-se sobrepondo à nossa.

10. – Encher-nos de presentes. – Pode ser normal um presente acompanhado de um pedido de desculpas após uma discussão, mas quando começa a ser um acto repetitivo e cíclico de “brigas e apaziguamentos”... já não é normal.


Estas características foram tiradas daqui e acho relevante pensar um pouco sobre elas.

Sem comentários:

Enviar um comentário