terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"O Monte dos Vendavais"


Primeira leitura de 2012 concluída.
Há algum tempo que tinha a intenção de ler este livro. O título era curioso e o facto de a autora, Emily Bronte, ser irmã da escritora de outro grande clássico lindo, "Jane Eyre", ainda avivou mais a minha vontade de mergulhar nesta leitura.
E, agora, chegam as conclusões. É uma história que incita curiosidade em saber o que aconteceu à família Earnshaw, uma família afectada por muitos ódios e vinganças.
Tudo começou quando Mr. Earnshaw regressou de uma viagem trazendo uma criança misteriosa, a quem chamou de Heathcliff e adoptou como seu filho. Inicialmente, os outros dois filhos de Mr. Earnshaw, Catherine e Hindley, não gostam dele por lhes tirar a atenção do pai. Contudo, com o passar do tempo Catherine torna-se sua amiga e Hindley continua a odiá-lo.
Os anos passam e, para além de amigos, Catherine e Heathcliff apaixonam-se. Mas Catherine, prefere ascender socialmente do que assumir a sua paixão e casa-se com Edgar Linton. Magoado, Heathcliff desaparece sem deixar rasto, voltando, anos depois, rico e desejoso de vingança. Começa por destruir Hindley e casar-se com a irmã de Edgar Linton, Isabella, uma tola apaixonada. Algum tempo depois, Isabella foge e tem um filho. Catherine adoece e morre deixando uma filha.
Anos depois, Heathcliff continua com esquemas para concluir a sua vingança levando os três jovens a sofrer: Catherine, a inteligente e alegre filha de Catherine e Edgar; Linton, o filho mimado e fraco de Isabella e Heathcliff; e Hareton, o jovem de modos rudes, filho de Hindley.
Quanto ao final, não vou contar, mas passei toda a história com os mais variados sentimentos negativos despertos pelas personagens: ódio, desprezo, pena, raiva, ... Mas o fim é surpreendente. Quanto à minha personagem predilecta é Hareton, porque adorei o modo como ele se esforça para aprender a ler e ser educado, quando Heathcliff o privou de tudo a que ele tinha direito por ódio ao pai dele, incutindo-lhe modos rudes.
É uma história de vingança, mas de uma leitura fácil e cativante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário