sexta-feira, 11 de março de 2011

Geração À Rasca!!!

Amanhã ninguém me agarra!!! O Mr. Sócrates que não me apareça à frente com um sorrisinho sarcástico, que aí eu não me seguro!!! Garanto que não!!!

A minha presença nesta manifestação está confirmada. Vai ser a primeira em que participo e estou muito indignada com o estado do país. Estou licenciada com mestrado integrado em arquitectura desde 2009 e encontro-me desempregada à procura do primeiro emprego. Passei anos e anos da minha vida a estudar, nunca chumbei, sempre fui uma boa aluna, segui os conselhos dos meus pais em que tinha que estudar e tirar um curso superior para conseguir um bom trabalho e ser bem sucedida na vida e, agora, arrependo-me.

Arrependo-me por ter tirado um curso superior;

Arrependo-me por ter seguido os conselhos dos meus pais, que se esforçaram a trabalhar para pagar os meus estudos;

Tenho vergonha do país em que vivo;

Sou humilhada em entrevistas de emprego, onde me propõem um salário mais baixo do que uma empregada doméstica (300 euros por mês para uma licenciada??);

Recebo respostas estapafúrdias às minhas candidaturas:

- Não tem um curso do programa tal;

- Não tem mais de cinco anos de experiência;

- O estágio é não-remunerado;

- Precisa tirar o curso tal (Ah sim?? E com que dinheiro?? Com o dos papás?? E se eles já não puderem pagar?? Sim, que os meus estão os dois reformados e a reforma conjunta de ambos dá o salário mínimo?? É bonito sustentar 3 pessoas com um salário mínimo! Ah, e tal, não precisam de ajuda, porque têm habitação própria... – Pois, mas eles passaram uma vida inteira a trabalhar para terem o que têm hoje e, agora, mandam os filhinhos viver à custa dos papás!!!)

- Ah, e tal? Não pode trabalhar nesta loja porque tem formação a mais...

- ORA BOLAS! JÁ NÃO SE ENTENDE NADA! OU É PORQUE TENHO FORMAÇÃO A MENOS, OU É PORQUE TENHO FORMAÇÃO A MAIS!!!

É uma vergonha sermos explorados enquanto estagiários. Tornamo-nos escravos porque não temos outra alternativa. Só nos colocam obstáculos pelo caminho!

Queremos ser livres e não podemos!

Queremos ter o nosso lar e não podemos!

Queremos trabalhar e não conseguimos trabalho!

Passámos anos e anos a estudar para sermos explorados!

Quero um país de que me orgulhe!

Quero um país onde não sejamos explorados!

Quero um país onde haja trabalho com condições dignas!

Quero um país onde não haja trabalho escravo!

Quero um país onde tenhamos remuneração à altura!

2 comentários:

  1. Querida Saltos Altos, muita força e que amanhã seja um marco importante, na vida deste país!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Finalmente Portugal saiu à rua. UM bem haja a todos aqueles que hoje, como eu, saíram para a rua e manifestaram-se.

    ResponderEliminar