quinta-feira, 10 de maio de 2012

Amor de Perdição


Segundo livro lido este ano.
Vamos lá esquecer que estamos no mês cinco, que é uma vergonha concluir que em cinco meses só li dois livros.
É mais um romance que culmina na minha opinião de que temos bons escritores portugueses. Vamos lá esquecer o Saramago sem pontuação (que podem dizer o que quiserem, mas se há escrita que não me cativa é a dele) e focar-nos em melhores escritores.
Desde o secundário que oiço falar em Camilo Castelo Branco e nos seus livros. E foi desta que lhe li um. Eu já gostava dos livros de Eça de Queiros (embora me passasse com a sua excessiva descrição que até dado momento dava uma soneira... "Os Maias" são um livro óptimo para insónias, garanto! (foi assim que o li)). De Júlio Dinis sou fã de "As Púpilas do Senhor Reitor" (também não li mais nenhum dele, não posso mencionar mais). E, agora, passei a gostar da escrita de Camilo Castelo Branco. É fácil de ler e nada enfadonha. Contudo a história já me era familiar, embora quando a conheci não soubesse que era a adaptação deste livro. Pois bem, "Amor de Perdição" foi adaptado na novela luso-brasileira "Paixões Proíbidas". Mas há diferenças. No livro há menos personagens e os protagonistas têm um destino um bocado diferente. E o que quero eu dizer com um bocado diferente? Pois bem, na telenovela foi feita a vontade dos espectadores de verem os protagonistas juntos e felizes enquanto que no livro... bem, no livro... quem sabe se não foram felizes para sempre lá no Céu?
Eu até diria que esta história me faz lembrar o "Romeu e Julieta" de Shakespeare, contudo é o relato de uma história real. Mas recomendo!

Sem comentários:

Enviar um comentário