terça-feira, 21 de setembro de 2010

A mudança é algo constante...

Tudo muda a todo o instante. É a Terra que não pára de girar... É a água que corre constantemente pelo seu leito, sem regressar atrás... São as estações que se vão sucedendo umas após outras... São as crianças que crescem... São os adultos que envelhecem... São os jovens que saem de casa...

Sair de casa, ter casa própria, é algo com que muitos de nós sonhamos. Há quem o faça na companhia de alguém, discutindo os gosto entre ambos, discutindo qual a opinião que prevalece ou até chegando a um acordo comum. Mas também há quem o faça, só, criando sonhos novos, apagando os sonhos do passado e procurando uma nova vida.

E com a nova casinha, chega a grande, mas tão agradável trabalheira da decoração. E para que serve a decoração? Desde os primórdios que o Homem procurou tornar agradável o ambiente em que vive. Não é à toa que são encontradas grutas com figuras rupestres: podiam ser mensagens ou até histórias dos momentos que viveram, que até se podem associar aos retratos ou quadros que actualmente temos nas nossas casas.

Actualmente a decoração de interiores tem uma vasta gama de opções. Ao longo dos séculos foram surgindo diversos estilos que, hoje, continuam a ser utilizados, isolados ou compostos. Mas acima de tudo, para se criar uma boa decoração de interiores, é preciso que entre todos os elementos de um determinado espaço exista organização e harmonia. Ajuda na criação do espaço o tipo de luz, as cores escolhidas, os estilos, os materiais e variadas tipologias de objectos e mobiliário.

A decoração de interiores é consequência directa da arquitectura. Assim sendo, os estilos da decoração são influenciados pelo tipo de arquitectura escolhida ou pelo momento temporal. Há alguns séculos atrás, apenas as classes altas tinham capacidade para decorar meticulosamente os interiores dos seus palácios. Com a industrialização todas as restantes classes sociais passaram também a ter essa possibilidade.

Numa breve passagem pela história, começando pela grande civilização do Nilo, a civilização que acreditava na imortalidade da alma, sabe-se que nesta a decoração interior apostava muito nas cores. A civilização grega, o berço da cultura clássica, afirmava a perfeição, sem adornos nem excessos, e tudo feito com base na proporção. Tanto na arquitectura como em mobiliário usavam as colunas e os capitéis com as três ordens características: dórica, jónica e coríntia. Para o mobiliário utilizavam o mármore, o bronze, o ferro e a madeira, combinando estes materiais com entalhações, incrustações e pinturas. A Idade Média trouxe para os castelos objectos sóbrios de madeira e metal, e tapeçarias. No reinado de Luís XIV de França perdurou o luxo e a elegância glamorosa com os grandes lustres e os grandes salões de baile cheios de espelhos. Tudo brilhou nesta época. Já no século XIX surgiram os revivalismos (neo-gótico, neo-romântico, neo-renascentista, neo-bizantino, neo-barroco), que são nem mais nem menos do que uma reutilização dos estilos do passado, e que colidiram num “carnaval de estilos”. Nas últimas décadas do século XIX, surgiu na Europa a Art Nouveau que propunha a fusão de todas as artes e uma estética curvilínea e as Arts and Crafts que defendiam o artesanato. Actualmente procura-se um estilo mais moderno ou contemporâneo com desenhos simples, ou um regresso aos estilos do passado, ou até mesmo um “carnaval de estilos”. Cabe ao gosto de cada pessoa decidir o ambiente em que se sente bem e que combina consigo.

Ultimamente ando entusiasmada com a decoração e ideias para a futura casinha e, por isso, fiz uma pequena pesquisa sobre os vários estilos que adoro. Acho que a casinha vai ser um bocadinho ecléctica, mas de um modo em que tudo fique com um aspecto singelo e harmonioso.

Seguem umas imagens, que encontrei e que gostei imenso e que definem alguns estilos de decoração de interiores, e uma breve definição dos mesmos estilos:

fonte: http://www.foro3d.com/f27/interior-japones-32467.html

Decoração oriental – É uma decoração minimalista caracterizada por um espaço sóbrio, simples e natural. Apenas predominam os móveis essenciais que se situam no centro do espaço, deixando a circulação junto às paredes livre. A existência de plantas no espaço é uma característica muito comum.

fonte: http://www.abril.com.br/noticia/estilo/no_298913.shtml

Decoração contemporânea – É uma decoração caracterizada por linhas rectas e curvas, onde predominam as cores neutras como o branco, bege, cinza e preto. Outras cores predominam em acessórios decorativos como quadros, em móveis e poltronas. Há uma mistura de elementos modernos e antigos e um destaque para recordações de viagens e fotografias.

fonte: http://www.obravipblogs.com.br/tag/decoracao-de-area-externa/page/2/

Decoração moderna ou “clean” – É uma decoração prática e minimalista caracterizada por linhas rectas e formas geométricas, por materiais tecnologicamente avançados e por peças de design assinado. Predominam as cores branco, preto e cinza.

Decoração Art Déco – A Art Déco é um estilo decorativo, que surgiu no início do século XX, onde predominam as linhas rectas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstracto. Os motivos mais explorados são os animais e as formas femininas. As cores predominantes são prata, preto, cromado, amarelo e vermelho.

fonte: http://www.igndes.com/blog/2009/08/05/decor-revivendo-louis-xv/

Decoração clássica – É caracterizada pelo requinte, pelo luxo e pelo estilo Luís XV, por madeiras nobres e raras, mármores e cristais. As paredes são trabalhadas com detalhes em gesso e decoradas com muitos quadros. Predominam os pastéis e dourados.

Decoração Shabby Chic – É um estilo caracterizado por materiais rústicos, paredes desgastadas, tecidos naturais, ferro, azulejos e porcelanas. As cores predominantes são o branco, o azul e rosa pastel. As peças de decoração são pequenas, delicadas e românticas. Há predominância de flores.

Decoração rústica – Como o próprio nome indica é caracterizado por elementos antigos restaurados ou imitação do mesmo. Muitos desses elementos são característicos de casas de campo. Predominam madeiras antigas e vasos florais.

fonte: http://andreaarteira.blogspot.com/2009/11/uma-fazenda-na-toscana-italia.html

Decoração toscana – Decoração caracterizada por cores rústicas como siena queimado, terracota e azul marinho. Predominância de tecidos em lã, de candelabros em ferro envelhecido e de objectos de cerâmica pintados.

fonte: http://acasamarroquina.blogspot.com/2009/12/bem-vindos-casa-marroquina.html

Decoração marroquina – É uma decoração onde predominam cores fortes e vivas como o vermelho, o laranja, o dourado e o azul turquesa. Predominam as sedas, tapetes, almofadas e mesas baixas.

1 comentário: