sábado, 2 de abril de 2011

Seca, seca, seca...

Ora bem... fui educada na religião católica. Tenho todos os sacramentos que manda a religião até à minha idade: baptismo, comunhão, profissão de fé e crisma. Durante dez anos fui uma praticante quase sempre assídua e crente. Houve ali uma época em que desacreditei de tudo, no entanto, mas em muito menor quantidade, continuei a ser praticante. Os anos passaram, muitas ocupações e prioridades foram surgindo e a praticante tornou-se não-praticante, ou melhor dizendo, praticante em privado e quando lhe dá na telha. Talvez esteja errada, talvez esteja certa, não sei. Mas para já não interessa. Interessa apenas que gosto das histórinhas de Natal, da Páscoa, blá blá blá, das festas de casamento, dos baptizados, ... etc, etc (não, antes que pensem que sim, aviso desde já que tenho pavor de funerais!).

Mas voltando ao tema das festinhas bonitinhas... as crianças são um encanto, uma ternura, uma doçura. E, então, poder vê-las com uma roupinha branquinha ternurenta e acima de tudo ter o privilégio de ser madrinha de uma fofura daquelas... é um delírio!

O que não é delírio nem fofura alguma é apanhar uma seca de duas horas de um casal que se acha espertíssimo por já ter três filhos crescidos, baptizados e educados segundo os mandamentos católicos e que acha bem dar uma palestra sobre o porquê de se baptizar as criancinhas e sobre o que muda após elas levarem com água benta na tola e com óleo não sei onde, blá blá blá.

E, depois, há coisas que se contradizem: Ah, e tal, a madrinha tem que ter o crisma... Então e agora? Não conheço ninguém que tenha... Então arranje duas testemunhas! Como?? Afinal não é preciso crisma... Que complicados! Ah e tal, têm que pagar as despesas do baptismo! Ah, mas disseram-nos que era custo zero! Quem disse isso?? Ah e tal, foi o senhor tal. Ah pois... não sei de nada, tem que se pagar sim... e blá blá blá, só quem é de outra paróquia é que paga... Então?? Paga-se ou não se paga?? Que confusão!

E a senhora fala e fala... e levantemo-nos e rezemos o Pai Nosso... E tenho aqui estes livrinhos para o baptismo... custam dois euros! Dois euros?? Fique lá com eles óh senhora, que eu já levei este sermão todo em outras ocasiões, como quando fiz o Crisma, por exemplo. E para livrinho de missa basta o que eu lá tenho em casa que ainda não saiu de moda! Ai ai ai... Agora estou para ver... vai ser um baptizado lindo... duas pequenas espevitadas e duas madrinhas (sim, que a escassez de homens nesta família impede a presença de padrinho, coisa que eu julgava não ser permitido, mas pelos vistos chega ter apenas uma madrinha): eu que me parto a rir com determinadas conversas que levo demasiado à letra, a M. cujo espírito duvido que esteja presente, a B. que delira com os cânticos e a X. que está dentro do esquema... Vai ser lindo, vai!

1 comentário:

  1. olá :)
    participe no sorteio duma peça de bijuteria:
    www.atelierizzy.blogspot.com
    obrigada

    ResponderEliminar